terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O VERDADEIRO NOME DE DEUS - por Aloísio

O VERDADEIRO NOME DE DEUS - por Aloísio


Seria o nome de Deus Jeová? 

É comum ouvir-mos pessoas dizerem que o nome de Deus é Jeová, por isso gostaria que os eleitos prestassem atenção no que diz o escritor do livro: (o que você sabe pode não estar certo), Pg. 55 o nome dele é: Davvid C. Downing. Jeová-esta forma do nome divino originou-se de um erro do século dezesseis e não representa nenhuma forma do nome hebraico para Deus. A escrita hebraica antiga incluía apenas consoantes, de modo que a representação do nome pessoal de Deus, “yahweh”, era “YHWH.” (Esta forma é chamada de tetragrammaton, palavra grega que significa “quatro letras.”) No início da idade média, quando vogais foram acrescentadas ao texto sagrado, os eruditos judaicos deixaram YHMH sem elas, pois acreditavam que o nome era sagrado demais para ser proferido em voz alta. Em vez disso, acrescentaram os pontinhos que representavam as vogais de Adonai, outro nome dado para Deus geralmente traduzido por “Senhor”. Os dirigentes do castigo congregacional judaico compreendiam que deveriam usar a palavra Adonai sempre que YHMH aparecesse no texto. Mais, tarde, leitores que não tinham conhecimento desse processo, combinaram as consoantes de yahweh com as vogais de Adonai. Essa combinação criou a palavra híbrica Jeová, nome para Deus hoje freqüentemente ouvido, mas que jamais existiu nos tempos bíblicos.

O maior nome do mundo...!

Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o Nome que está acima de todo Nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. (filipenses Cp. 2 v. 9/ 11)

No v. acima a bíblia diz, que Deus deu o nome ao Senhor que está acima de todo nome. Ele não disse que deu um nome. Se deu o nome que está acima de todo nome, logo concluímos que o nome de Deus é Jesus Cristo.

Versículos bíblicos que falam do nome de JESUS:
 1- Herdou mais excelente nome que os anjos. Hb 1: 4
 2- Libertação no nome. At 16: 18
 3- Cura no nome. At 3: 8
 4- Petições no nome. Jo 14: 13; 14
 5- Salvação no nome. At 4: 12
 6- fortalecimento no nome. At 3: 16
 7- Vida no nome. Jo 20: 31
 8- autoridade no nome. Mt 28: 18
 9- Fé no nome. At 3: 16
 10- Espírito Santo enviado em nome. Jo 14: 26
 11- Unidade no nome. 1 Co 1: 10
 12- Justificado no nome. 1 Co 6: 11
 13- Dando graças no nome. Ef 5: 20
 14- Fazendo tudo no nome. Cl 3: 17
 15- Glorificado no nome. 2 Ts 1: 12
 16- Confissão no nome. Hb 13: 15
 17- Perdão no nome. 1 J.o 2: 12

Nos vs que abrimos à mensagem, também diz, que ao nome de Jesus, todo joelho se dobrará, e toda língua confessará.

Não são poucas as religiões, que tem outros senhores como deuses, ou como mediadores. Mas mesmo aqueles que te em tais senhores como seus deuses, ou, como mediadores; um dia; irão comparecer na presença de Jesus Cristo e terão que confessar somente seu nome; ninguém vai escapar deste dia. “Os evangélicos, os católicos, os budistas, os islâmicos, os hinduístas, os confuncionistas, os xintoístas, os taoístas, os maçônicos, os espíritas, os bahaístas, os mormonistas, os adventistas, os testemunhas de Jeová, os teosofistas, os messiânicos, os hare krishnas”, enfim todos, de todas as religiões, terão que comparecer, até mesmo os ateus, todo ser humano, os que estão vivos e também os que já morreram os que vão nascer, e os que morrerão. Será a hora da verdade! Todo joelho se dobrará perante o nome de Jesus, todo!

 O nome de Deus é manifestado.Manifestei o teu nome aos homens que me destes do mundo. Jo 17: 6

 Cristo Jesus disse que havia manifestado o nome de Deus pai, como ele fez isso? Quando mandou os discípulos expelir demônios no nome Dele. Quando disse que tudo que eles pedissem no nome dELE, seria concedido. Enfim de fato e de verdade o Senhor Jesus manifestou o nome do Pai, que estava nELE.

Guardados no nome de Deus. – Pai Santo, guarda-os em teu nome que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome que me destes, e protegi-os... Jo 17: 11- 12

Novamente Jesus fala, acerca do nome do Pai, que lhe fora dado. O interessante, é que Jesus Cristo não disse, para que os discípulos fossem guardados, em um nome que o Pai lhe dera, mas que eles fossem guardados no nome do Pai, que foi dado ao Senhor. Realmente Deus lhe deu o nome que está acima de todo nome.

Conhecendo o nome de Deus. – Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles e eu neles esteja. Jo 17: 26

A igreja do Senhor deve conhecer o nome de Deus. Jesus disse que tinha feito os discípulos conhecerem o nome do Pai, e o nome do Pai, é o nome que lhe foi dado. Disse também, que ainda faria conhecer. Creio que Ele está fazendo com os amados (as) conheçam o seu maravilhoso nome através desta mensagem. Para fechar a mesma, gostaria que a igreja, prestasse bastante atenção nesses vs que mostrarei agora: E ela dará a luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus,... Mt 1: 21 Eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel. Emanuel traduzido é: Deus conosco. O nome Emanuel = ao nome Deus. O nome de Deus = ao nome de Jesus Cristo. O nome de Deus é Jesus Cristo!
Graça e paz.
Aloísio de Carvalho